Boatos sobre liberação de água para outras cidades não procedem, diz Embasa

Falta d´água enerva cidadãos e provoca briga entre cidades
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

A unidade da Embasa descartou há pouco que esteja enviando água potável, proveniente dos mananciais de Ilhéus, para o município de Itabuna. Boatos neste sentido começaram a circular nas redes sociais, sendo intensificados a partir de ontem, causando indignação da população pelo fato deste município estar vivenciando uma crise semelhante à da vizinha cidade. “Se falta água para nós, como estarmos ofertando água para os outros”, escreveu um leitor. "Reiteramos que não há fornecimento para o município de Itabuna", informou a assessoria da empresa.

Os boatos começaram a surgir após moradores do entorno da avenida Petrobrás identificarem um movimento intenso de carros-pipa em um das estações da empresa, localizada na comunidade. Esta água, seria para Itabuna, segundo o boato. “Os caminhões-pipa contratados pela Embasa estão atendendo prioritariamente hospitais do município, clínicas de hemodiálise e o presídio municipal; parte deles também está sendo direcionada para atendimento emergencial em pontos críticos como a localidade de Sambaituba”, disse a jornalista Mariana Vieira, que responde pela assessoria de imprensa da empresa.

A Embasa explica que o abastecimento de água de Itabuna está contando com a ajuda dos municípios de São José da Vitória e Ubaitaba. No caso do município de Ubaitaba, o manancial para abastecimento usado no reforço é o Rio Oricó, com um volume médio captado por caminhões-pipa de 450 m³/dia. No município de São José da Vitória, o manancial usado é o Rio Una, onde o volume médio retirado por meio de caminhões-pipa é de aproximadamente 244 m ³/dia.

Os caminhões são providenciados pela defesa civil e prefeitura municipal de Itabuna.